quarta-feira, 26 de maio de 2010

Sensor de Piso

Este sensor tem muitas utilidades no dia-a-dia, como interruptor no caso dos botões dos ecrãs dos computadores. Assim sempre que este sensor estiver preparado para funcionar e for calcado irá ser accionado.
Este sensor quando for calcado não emitará um sinal sonoro mas sim um sinal luminoso.


Princípio de funcinamento:

Este sensor irá funcionar com uma bateria, um interruptor (que quando calcado fechará o circuito), um condensador, e um led associado a uma resistência.

Circuito:

Circuito Fechado

Quando o interruptor é calcado o circuito fecha e a corrente divide-se nos dois ramos do circuito, um onde se encontra o led associado á resistência e no outro o condensador.

Como a tensão entre os terminais dos ramos é igual a E-Ir=U, onde E é a força electromotriz do gerador e “r” a sua resistência interna podemos assim calcular a intensidade em cada ramo enquanto o circuito está fechado:

Para o primeiro ramo:

U=Ir

Para o segundo ramo:

I2=I-I1

Nestas condições o led acende com intensidade I1, e o condensador é carregado pela intensidade I2 e tensão U. A carga do condensador durante a carga é dado por

Q(t)=CE(1-e^((-t)/Rc) )



Onde T=RC, e T é a constante de tempo que é dado pelo produto da resistência pela capacidade do condensador.



Circuito Aberto:

Em circuito aberto, o condensador descarrega e o led mantem-se acesso. A carga do condensador pode ser dado pela função logaritmica

Q(t)=Qe^((-t)/RC)



A corrente fornecida pelo condensador vai diminuindo de intensidade até que esta seja praticamente nula, quando isso sucede o led apaga-se e o condensador está descarregado.


Um aspecto importante que se tem de ter em conta na montagem do circuito é em utilizar uma resistência com mais de 2 KOHMS, pois assim a contaste de tempo é maior e o condensador demora mais tempo a descarregar aumentando assim o intervalo de tempo em que o LED está acesso.


Aplicações:


Este sensor tem inúmeras aplicações. Pode funcionar como parte integrante de um alarme, pois podemos colocá-lo no interior de todas as portas e janelas de uma casa para que quando for activado e ninguém estiver em casa, poder detectar intrusões. Pode também abrir a garagem quando um carro o pressiona, e fechá-la quando o carro estiver de ntro da garagem. Bastam dois sensores, um interior e outro exterior para abrir e fechar a garagem. Para aumentar a segurança este sensor só abriria quando accionado por um comando.


Thiago

Sem comentários: