quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Condensadores

Um condensador é um componente que armazena energia num campo elétrico, acumulando um desequilíbrio interno de carga elétrica. Os formatos típicos consistem em dois eléctrodos ou placas que armazenam cargas opostas. Estas duas placas são condutoras e são separadas por um isolante ou por um dielétrico. A carga é armazenada na superfície das placas, no limite com o dielétrico. Devido ao facto de cada placa armazenar cargas iguais, porém opostas, a carga total no dispositivo é sempre zero.
A propriedade que estes dispositivos têm de armazenar energia elétrica sob a forma de um campo electrostático é chamada de capacidade do condutor (C) e é medida pelo quociente da quantidade de carga (Q) armazenada pela diferença de potencial (V) que existe entre as placas:





A capacidade de um Condensador:
-Tem valor positivo para um dado consensador.
-Tem a capacidade de armazenar carga e, portanto, Ep eléctrica.
-Depende da sua geometria.
-Depende do meio isolador, que pode ser ar, papel, mica, plástico, vidro, material cerâmico...

Um condensador mais simples é o condensador plano, que é constituído por duas placas metálicas muito próximas. A capacidade de um condensador plano depende da área (A) das placas e da distância (d) entre elas: quanto maior for a área das placas e menor a distância entre elas, maior será a capacidade. A expressão que traduz esta relação é:








Num Condensador Plano:
-O dieléctrico entre as placas permite aumentar a capacidade do condensador.
-A carga que o condensador pode armazenar, para a mesma diferença de potencial, será tanto maior, quanto maior for a capacidade.
-A carga que o condensador pode armazenar, para a mesma diferença de potencial, será tanto maior, quanto maior for a área das placas e menor a distância entre elas.


Ass: Thiago