quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Diodo



O diodo é o dispositivo semicondutor mais simples possível. Um diodo permite que a corrente flua numa direcção, mas não na outra.  Um díodo só  deixa passar os electrões num único sentido.
Quando se coloca juntos o silício tipo N e tipo P (imagem) obtém-se um fenómeno bem interessante, que dá ao díodo as suas propriedades únicas.

O silício tipo N e o silício tipo P sozinhos são condutores e a combinação mostrada na imagem não conduz electricidade. Os electrões negativos no silício tipo N são atraídos para o terminal positivo da bateria. As lacunas positivas no silício tipo P são atraídas para o terminal negativo da bateria. Nenhuma corrente flui pela junção, pois as lacunas e os electrões estão a mover-se na direcção errada.
Se se inverter a bateria, o diodo conduz a electricidade muito bem. Os electrões livres no silício tipo N são repelidos pelo terminal negativo da bateria. As lacunas no silício tipo P são repelidas pelo terminal positivo. Na junção entre o silício tipo N e o silício tipo P as lacunas e os electrões encontran-se. Os electrões preenchem as lacunas. Ambos deixam de existir e novas lacunas e electrões surgem em seu lugar. O efeito é que a corrente flui pela junção.
Basicamente um diodo e um dispositivo que bloqueia a corrente numa direção, enquanto que a deixa fluir noutra.

Ass: Pedro Dinis

Sem comentários: